quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Palestra sobre Jornalismo Cultural encerra primeira noite da II Semana da Comunicação

Por Larissa Rosa e Ananda Dinato

O jornalismo cultural permanece vivo em Uberlândia. Durante a palestra “Vôos sem asa: a vivência de um jornalista que faz das palavras experimento”, o colunista cultural do jornal Correio de Uberlândia e também da Página Cultural, Carlos Guimarães Coelho abordou assuntos relacionados à essa área. Mesmo havendo alguns questionamentos acerca do consumo desse tipo de jornalismo, Carlos acredita que a população uberlandense tem fome de cultura.




A palestra que contou com a participação de alunos do curso de jornalismo e também de alunos de outros cursos, foi dinâmica e esclarecedora. Carlos explorou diversas áreas do jornalismo e defende a ideia de que a cultural é uma das mais fascinantes para se trabalhar. “É legal cobrir cultura. Quem passa por ela consegue entender os bastidores de qualquer outra editoria”. 


Outro aspecto muito abordado por Carlos foi a necessidade crítica que todo jornalista deve ter. O colunista aposta na importância de se ouvir todas as fontes antes de escrever uma matéria. “No jornalismo opinativo o papel do jornalista é expressar um ou ambos os lados, assim ele tem capacidade de desenvolver um melhor senso crítico”, comenta. A palestra encerrou com o sorteio de dois livros do jornalista, “Crônicas do Interior – Retratos de Minas” e “Nau à Deriva – A História do Teatro em Uberlândia (1908-2012). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário