quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Mesa-redonda fecha o segundo dia da Semana de Comunicação

                                                                        Por Ana Gabriela Faria e Clarice de Freitas


A história dos cursos de comunicação, formação para o trabalho e qualidade de ensino das universidades públicas do Brasil, esses foram  alguns temas discutidos na mesa-redonda " A luta em defesa da qualidade de ensino da Comunicação Social" que fechou o segundo dia da II Semana de Comunicação 2012. 


Juliano Carvalho, Ana Cristina Spannenberg e Laís Ortiz

Juliano Carvalho é diretor de Relações Institucionais do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e tem  experiência na área de Comunicação Social e Ciência Política. Ele defende a separação entre  jornalismo e comunicação social e uma "formação acadêmica consolidada" em jornalismo. Carvalho também fez questão de enfatizar a pesquisa e, principalmente, a extensão como essenciais no curso para uma boa qualidade de ensino. Ele ainda relembrou os momentos em que fez parte da primeira diretoria do ENECOS e discutiu questões do movimento estudantil.

Juliano Carvalho

Ana Cristina Spannenberg é jornalista, graduada pela Universidade de Passo Fundo (2000), doutora em Sociologia (2009) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea (2004) pela Universidade Federal da Bahia e concentra suas pesquisas nas áreas de história do jornalismo, gêneros jornalísticos e mídia impressa. Na mesa, ela falou principalmente sobre a história da profissão e da junção dos cursos.

Ana Cristina Spannenberg

Laís Ortiz é graduanda em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia e coordena a Regional Sudeste 3 (Minas Gerais e Espírito Santo) da ENECOS. Laís defende a permanência do Jornalismo na área de Comunicação Social e um maior embasamento teórico aos futuros jornalistas.

Laís Ortiz

Boa noite a todos e até amanhã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário