segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

E você jornalismo, para onde vai?

Por Monalisa França (Cobertura Colaborativa)

Esta foi a pergunta que cutucou os participantes da palestra de abertura da Terceira SEMACOM. Nesta segunda (27), recebemos a professora Roseli Figaro da Escola de Comunicação e Artes da USP.

A palestra foi iniciada com um panorama sobre o tema e a exposição do belo currículo da professora Roseli, feitos pela estudante de Jornalismo Laura Fleury. Após isso, era a vez da palestrante dar um show ao expor, com simplicidade e bom humor o assunto pelo qual tanto nos interessamos: a tal da Comunicação! Em sua fala, Roseli deixou claro que a Comunicação deve atingir a todos e não uma parcelinha da população e que ela não se reduz à um simples fluxo de informações, pelo contrário, ela vai além!

Roseli também nos trouxe dados sobre sua pesquisa realizada com jornalistas de São Paulo, intitulada “As Mudanças de Trabalho no Mundo do Jornalista” , que tratava sobre a mudança no mundo de trabalho destes profissionais e também observava o perfil dos mesmos. Dentro desta pesquisa, vários temas para discussão surgiram como as novas possibilidades da profissão, o diploma para o jornalista, a mercantilização, o novo currículo e várias outras questões.

O interessante é ver que a Comunicação não se resume se na profissão do Jornalista ou Designer, por exemplo; antes, ela é universal e na palestra, notamos que haviam diferentes facetas da mesma presentes, desde estudantes de Jornalismo até profissionais da área da Saúde, o que resultou em uma ótima mistura de saberes e experiências!
Ao fim da palestra, Roseli prontamente atendeu às dúvidas dos participantes sobre a intrigante pergunta sobre o destino, não só do Jornalismo, mas da nossa COMUNICAÇÃO! 

Fotografia: Rafael Leonel

Nenhum comentário:

Postar um comentário