segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A constante produção de perfis - resultados! Parte 03

A experiência acadêmica de Anna Vitória Rocha
Por Renato Soares Pinheiro

O ar­-condicionado  contrastava  com os ventiladores  ligados  na Ilha Digital, na Universidade  Federal  de  Uberlândia,  quando  encontrei  Anna  Vitória  Rocha.  O cabelo  ruivo, cortado  curto,  ressalta  o  verde  dos  olhos,  e  a  estatura  alta oferece­lhe  aparência  de  mulher decidida, que sabe o que quer. O frio que sinto parece não incomodá-­la. Sentada com as pernas cruzadas,  os  computadores  à  nossa frente iluminando­ nos  os  rostos,  Anna  Vitória  diz­-me  que sempre teve vontade de trabalhar como jornalista.

Atualmente, Anna é graduanda do segundo ano do curso de Comunicação Social pela Universidade Federal de Uberlândia,  considerado o melhor do  país, segundo o ENADE. Desde muito nova, adorava estudar, e, atualmente, não deixa a desejar nessa questão. Aluna com ótimas notas, Anna acredita que a universidade representa parte fundamental da formação do profissional. "A prática, com certeza, é importante, mas o fundamento teórico é o que faz com que o trabalho seja realizado de forma  certa. Sem as teorias, o que  é produzido pode não se  encaixar no que  é esperado daquele trabalho".

Além das aulas normais, Anna Vitória é orientanda em iniciação científica. Seu trabalho é voltado à comunicação pública da ciência, que consiste no estudo da problemática da divulgação, nos  meios  de  comunicação,  das  pesquisas acadêmicas.  Anna  parece indignada  ao  dizer  que  a grande mídia  não revela quase nada que  compõe  a  área acadêmica,  que,  para  ela,  é  de extrema importância  e  deveria  ser  de  interesse geral.  "A  área  da comunicação  pública  da  ciência  é desconhecida para a maioria das pessoas, isto fez com que eu me interessasse por este tema tão significativo, principalmente para quem trabalha com as pesquisas. Meu trabalho encontra-se em um primeiro estágio, mas logo terei a oportunidade de entrar em contato com os principais meio de comunicação de Uberlândia".

Vivendo em Uberlândia desde seu nascimento, Anna acredita que o mercado jornalístico da cidade não se encontra em boa situação."Aqui só existe um jornal impresso, que possui grande influência em diversas áreas da cidade. Claro que existem outras opções, mas a limitação imposta por  essa situação  é preocupante".  Por  gostar  de  escrever,  Anna  vê em seu futuro  um empecilho causado pela pouca diversidade de meios de comunicação que a cidade apresenta.

Quando pergunto qual seu sonho no meio jornalístico, um sorriso e uma expressão de dúvida preenchem seu rosto. Depois de alguns segundos, diz que tem grande interesse na história do  povo  judeu,  asneando  elaborar  um  livro  reportagem. Para  ela,  poucas produções  mineiras procuram  entender  esse momento histórico  e  elaborar,  com detalhamento, trabalhos jornalísticos com a finalidade de expor a trajetória, por exemplo, dos judeus na segunda guerra mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário