domingo, 9 de outubro de 2011

ESPECIAL: Convidados do 1º Intensivão da Comunicação


Conheça os convidados que participarão do primeiro Intensivão da Comunicação, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nos dias 10 e 11 de outubro de 2010. A seguir, veja a programação e o currículo de cada um dos participantes.

O primeiro dia começa com a oficina de produção em Telejornalismo, às oito e meia da manhã, na sala 223 do Bloco 1G (Campus Santa Mônica),com Frinéia Chaves.

Frinéia Chaves atua na área de jornalismo impresso, de TV e assessoria de comunicação empresarial e de marketing há mais de 10 anos. É graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI) e pós graduada em Gestão Empresarial pela ESAMC/ESPM, em Marketing e Comunicação pela IPG/USP e em Jornalismo Político e Jurídico pela Faculdade Politécnica. Atualmente, é chefe de redação da TV Universitária da Universidade Federal de Uberlândia, mas já ocupou o mesmo cargo na TV Bandeirante da cidade de 2009 a 2010. De 2006 a 2009, foi repórter especial do jornal Correio de Uberlândia e, de 1999 a 2008, atuou como editora plena da Rede Integração, Afiliada Rede Globo da região.” (informações fornecidas pela convidada)


A programação segue com o cine-debate Segunda Segunda, que ocorre às 14 horas, nos anfiteatros A e B do bloco 5O. O filme desta edição é “Uma noite em 67” (ver cartaz do evento) e os debatedores Lu de Laurentiz e Carolina Monteiro.


“Aos 55 anos, Lu de Laurentiz é arquiteto, professor universitário da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design-UFU/MG. Bem como, de outras faculdades da UFU [Jornalismo, inclusive]. Pós-graduado em Comunicação e Cultura Contemporâneas [UFBA-SSA/BA] e se vê e se sente um agitador cultural desde a mais tenra idade.”

 “Carolina Monteiro é jornalista (Unesp), especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL) e mestranda em comunicação/ processos midiáticos e práticas culturais (Unesp). Trabalha como Assessora de Comunicação no Colégio Nacional, onde também ministra a disciplina Ciência e Cidadania/ Comunicação para o Ensino Médio.”
(textos fornecidos pelos próprios debatedores)


À noite, ocorre a abertura oficial do Intensivão, para a qual está programada a mesa-redonda “O Telejornalismo em frente às câmeras”, com a presença de três profissionais da área: Gislaine Ferreira, Kelson Venâncio e Vanessa Carlos.

O jornalista Kelson Venâncio se formou em 1999 no Centro Universitário do Triângulo - Unitri. Começou a atuar na área de comunicação em 1996 na extinta Rádio Difusora onde trabalhou como operador de rádio AM. Depois foi convidado a fazer as reportagens da Rádio CBN (Central Brasileira De Notícias) onde posteriormente passou a apresentar um programa jornalístico. Ainda em rádio, atuou como repórter/apresentador da Rádio Cultura e redator/locutor dos programas Veículos e Dicas de Cinema na Rádio Itatiaia. Em 1998 foi convidado a trabalhar na TV Paranaíba, na época repetidora da Band onde ficou por dois anos. Em 2000, aceitou o convite para trabalhar na Rede Integração, afiliada à Rede Globo, atuou como repórter, apresentador do MGTV e editor-chefe e apresentador do Bom Dia Minas. Além da TV, foi diretor de jornalismo da Rádio Cultura. Kelson Venâncio ministra palestras sobre o jornalismo em diversos setores da comunidade. Uma delas fala sobre "como lidar com a imprensa". O trabalho é feito com pessoas que querem aprender a maneira correta de dar entrevistas com assuntos que marquem a opinião pública. Trabalhou na campanha de reeleição do prfeito de Uberlândia Odelmo Leão como apresentador e repórter. Foi assessor de comunicação do Hospital Santa Catarina. Foi diretor do Departamento de Comunicação da Câmara Municiapal de Uberlândia. Foi professor de Telejornalismo, Práticas em Telejornalismo, Edição Eletrônica e Orientador de Projetos Experimentais no Centro Universitário do Triângulo, UNITRI. Também foi professor de Radiojornalismo na Faculdade Católica de Uberlândia. É editor-chefe e apresentador do TVU Notícias da TV Universitária - UFU. Tem um site e um programa de TV sobre filmes que se chama Cinema e Vídeo. E é também assessor de comunicação do Hospital Santa Clara.”

Gislaine Rodrigues Ferreira faz parte da equipe de jornalismo da TV Globo Minas desde 2006. Ocupa o cargo de repórter especial.  É editora e apresentadora do quadro diário da previsão do tempo nos jornais BDMG(estadual), MG1 e mMG2 (regionais). De 2007 a 2008, cursou pós-graduação na PUC -Minas em gestão estratégica da comunicação. De 2009 a 2011, ancora o MGTV em escalas de plantão-férias dos apresentadores oficiais, fins de semana e feriados. Cursou comunicação social, habilitação em jornalismo, no uni-bh, de 2001 a 2004. Durante a faculdade fez estágio como comentarista no programa BH Sport Feminino, transmitido pela TV Comunitária (2001). Também teve a oportunidade de trabalhar na assessoria de comunicação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (2002). Ao ser eleita Miss Brasil, conheceu diversos veículos de comunicação do país.  Oportunidade única de acompanhar os bastidores dos programas jornalísticos e de entretenimento (2003). Cobriu o Miss Universo 2004, em Quito, no Equador, como correspondente especial da Band SP. Em 2005, começou a investir na área de eventos como mestre de cerimônia.”

Vanessa Carlos: "Sou editora e apresentadora do MGTV 1ª edição da TV Integração. Formada na Unitri em 2004, comecei a fazer estágio na TV Universitária e DIRCO – UFU logo no segundo período de Jornalismo, importante para abrir as portas para a profissão.  Em 2001 entrei na TV Integração para fazer estágio no portal Megaminas.com. De lá pra cá nesses 10 anos, trabalhei como repórter de internet, analista de marketing, produtora de telejornal, repórter e desde janeiro estou no MGTV 1ª edição."
(textos fornecidos pelos convidados)

No segundo dia do evento, ocorre a oficina de Boletim Jornalístico, com a professora de Telejornalismo do curso de Comunicação Social da UFU, Mônica Rodrigues Nunes.

À tarde, a programação segue com a visita técnica à TV Integração, com a acompanhação do CACoS e do diretor de Jornalismo, Paulo Eduardo Vieira.

O Intensivão tem como última atividade a mesa-redonda "O Telejornalismo por trás das câmeras", que conta com a presença de Patrícia Amaral, Rick Paranhos e Salmo vaz, que vão falar um pouco sobre os bastidores do Telejornalismo, parte tão importante, mas que, por estar por trás das câmeras, não se sobressai tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário