quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MESA REDONDA DISCUTE TELEJORNALISMO EM FRENTE ÀS CÂMERAS

Noite de debate e homenagens marcaram primeiro dia de Intensivão
Hugo de Sousa



             Encerrando a noite de segunda-feira do 1º Intensivão da Comunicação, uma mesa-redonda com o tema “O Telejornalismo em frente às câmeras” que reuniu profissionais da área. O evento foi realizado no Anfiteatro do Bloco 3Q, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e contou com a participação de 46 pessoas. Entre elas, alunos de Engenharia Civil (UFU), Ciências Biológicas (UFU) e Jornalismo (UFU, UNITRI e Faculdade Católica). 
            Os convidados Gislaine Ferreira (TV Globo Minas), Kelson Venâncio (TV Universitária UFU), e Vanessa Carlos (TV Integração) responderam perguntas sobre censura, superficialidade, jornalismo sensacionalista, jornalismo cultural na área de cinema, escolha e reunião de pauta, desafios de se apresentar um telejornal. Além de responderem às questões, os convidados exibiram reportagens e imagens que marcaram as suas respectivas vidas profissionais.
            O jornalista Kelson Venâncio deu algumas dicas para quem está começando na profissão. “Jornalista que não lê, não observa, não vê televisão, não ouve rádio precisa que mudar o hábito. Como o jornalista vai comunicar se ele não se comunica?”, afirmou.  E Gislaine Ferreira destacou que quem quer trabalhar na TV precisa “correr atrás de um fonoaudiólogo”. Já Vanessa Carlos relatou as dificuldades que surgiram no decorrer da profissão e como as superou. “Para mim problema significa oportunidade”, ressalta Vanessa.
            A noite não foi só de debates. Poema, vídeo e lágrimas homenagearam Francklin Tannús, diretor geral do Centro Acadêmico, falecido há pouco mais de um mês. A professora Adriana Omena, em seu discurso, conteve o choro e afirmou que “é impossível pensar no CACoS sem se lembrar do Francklin”. A atual diretora-geral Jéssica Marques, enfatizou a importância de Francklin, lembrando que surgiu dele a ideia de se fazer um Intensivão. Ela afirmou ainda que toda sala de CA deve possuir um nome e, quando o CACoS conseguir um espaço, se chamará “Francklin Tannús”, em sua homenagem.
            A aluna do 4º período de Jornalismo da UFU, Ana Beatriz Tuma, avaliou positivamente a mesa-redonda. “Os convidados foram interessantes e conseguiram prender minha atenção. Sempre tive medo de atuar na TV por ser ao vivo, por isso é bom saber que isso é normal e que vai se desconstruindo ao longo do curso.”, afirma Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário