segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Nossos planos são muito bons: uma análise de conjuntura local


    Após nossa posse, em dezembro de 2011, encontramos alguns desafios que temos orgulho de afirmar, na atual conjuntura, que foram todos superados com qualidade, politização e verdadeira representação estudantil (nos âmbitos local e nacional). Uma entidade de representação estudantil como um Centro Acadêmico precisa estar a par das discussões que são tecidas nacionalmente pelos vários estudantes da área da Comunicação Social, para que, assim, consiga atingir outros estudantes por meio de debates amplos, profundos e responsáveis.

    Em janeiro de 2012, a gestão “Tudo novo de novo” dirigiu-se até Fortaleza para participar do Congresso Brasileiro de Estudantes de Comunicação Social (COBRECOS), promovido pela Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS). No calor extremo do nordeste, pudemos discutir temáticas essenciais para os Cursos de Comunicação Social, a saber: a democratização da comunicação, a qualidade de formação do comunicador, combate às opressões e cultura popular. Foram 44 horas de viagem que valeram muito a pena.



     Como o CACoS aproximou-se da ENECOS no COBRECOS, quisemos trazer apresentar a Executiva a todxs xs interessadxs. Para isso, construímos junto ao Diretório Central do Estudantes (DCE) as seguintes atividades: “É tempo de avançar de mãos dadas: apresentação da ENECOS”; “Educação para pensar e não para obedecer”; “Comunicação: não dá S.O.P.A.”, nos dias 19 e 20/04/2012, na Calourada “De que lado você samba?”, promovida no primeiro semestre de 2012.



    O desejo de todxs xs militantes do Centro Acadêmico da Comunicação Social “Franklin Tannús” (CACoS), após a chegada do Ceará, foi trazer o acúmulo propiciado pelos debates para os estudantes do nosso curso. Então, a gestão “Tudo novo de novo” organizou três espaços de discussão abordando questões como: a apresentação da ENECOS, o combate às opressões, a criminalização dos movimentos sociais, a qualidade de formação do comunicador, a democratização da comunicação e a comunicação alternativa.



      Com participação protagonista no ENECOM Brasília, o CACoS ajunta uma experiência maior do que a de simplesmente um “encontro”. Voltamos com um aprendizado, um contato e uma maior aproximação de todxs xs estudantes, escolas de comunicação do país e da própria Executiva. Foi neste encontro que nos foi colocada a possibilidade de sediarmos o COBRECOS 2013. Em conjunto com esta possibilidade, a Direção Nacional destacou que o nosso Centro Acadêmico estava preparado em todos os sentidos para receber estudantes de Comunicação Social de todo o Brasil.




   A nossa gestão esteve envolvida efetivamente desde junho com a construção da Semana da Comunicação (SEMACOM). O título da SEMACOM é “Além do que se vê: mídia e sociedade”, pois o consideramos coerente com as ações que a gestão programou desde o seu nascedouro. Para uma densa construção, xs integrantes do CACoS ainda tiveram a oportunidade de participar do Curso de Formação Política em Comunicação (CFPCom), que aconteceu na cidade de Sumaré – SP, na Flaskô (fábrica ocupada há quase 10 anos e autogestionada por operários) em outubro.
      Para mais, no Conselho Nacional de Estudantes de Comunicação (CONECOM), evento abrigado pelo CFPCom, foi deliberado que Uberlândia sediará o COBRECOS 2013.





Nenhum comentário:

Postar um comentário